top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

ALCOBAÇA

União das Freguesia de Pataias e Martingança

Sede

Largo do Cruzeiro
2445-261 Pataias

Tel.: 244 589 156 | Fax: 244 580 543
E-mail: j.f.pataias@sapo.pt
Site: www.jfpataias.pt

Pataias

GPS: 39º 40' N   8º 59' W

 

Área: 79,95 Km2

Armas - Escudo de prata, monte de verde movente dos flancos e assente num contra-chefe de cinco faixetas ondadas de prata e verde; edificado no monte, um forno tradicional de cal, fechado, de prata com telhado e muro de chaminé de vermelho, tudo laureado de negro; o monte acompanhado em chefe de dois pinheiros, arrancados, de sua cor, frutados de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “VILA DE PATAIAS“.

Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 23/10/1986

Martingança

GPS: 39º 41' N   8º 57' W

 

Área: 8,92 Km2

Armas - Escudo de verde, dois gansos afrontados, de prata, animados, bicados e armados de vermelho, acompanhados em ponta de dois pinheiros arrancados, de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «MARTINGANÇA».

Informação Geral sobre Pataias

Actividades económicas: Indústria de cimento, mobiliário, fabrico de moldes, comércio, agricultura e cerâmica

 

Feiras: Feira semanal (aos domingos)

 

Festas e Romarias:

  • Nossa Senhora do Vitória (15 de Agosto)

  • Nossa Senhora do Rosário (Julho)

  • Santa Madalena e S. Sebastião (Maio)

 

Colectividades:

  • Clube Desportivo Pataiense

  • Associação. Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias

  • Sociedade Filarmónica e Recreativa Pataiense

  • Casa da Cultura de Pataias

  • Clube Recreativo de Pataias-Gare

  • Grupo Desportivo Pisoense e Centro Desportivo e Recreativo de Burinhosa

 

Um pouco de História:

 

Pataias existe há muitos séculos. Sabe-se que, já em 1151, o nome era referido por D. Afonso Henriques, no documento de doação feito por este rei aos monges beneditinos da ordem de Cister. E o documento diz: "Eu, D. Afonso, pela Divina Misericórdia Rei dos Portugueses, juntamente com a Rainha Mafalda, minha mulher e companheira no reino fazemos testamento em Couto a vós D. Bernardo abade do Mosteiro de Claraval de Hua nosso própria herdade que temos entre aqueles dois lugares chamados Leiria e Óbidos, abaixo do Monte Faixa, comarca de Lisboa, águas vertentes ao mor. Damo-vos também o lugar que chamam Alcobaça e dele vos fazemos testamento e couto... pelos limites abaixo declarados... e passa por Mélvoa até à Mata de Pataias, donde corta direito por entre Pederneira e Moel até chegar ao mar."

 

Como não podia deixar de ser, devido à antiguidade da região, muitas hipóteses há a considerar para a formação do nome de Pataias: Pataias provavelmente deverá o seu nome aos deuses pataicos, deuses fenícios que enfeitavam os barcos desse povo que frequentemente viajou pela nossas costas; outra, do padre José Ferreira Lacerda, defendendo que Pataias derivava de Patais, oriundo da abundância de patos existentes nas lagoas da região. Outra ainda que se aponta como mais credível é a que situa nesta terra as tulhas dos frades da Abadia de Cister, sabendo-se que Pataias é um vocábulo de origem indiana que significa tulhas. A tradição popular, informa-nos da lenda de que indo a Rainha Santa Isabel o passar por aqui com o seu séquito e sentindo que os cavalos iam cansados, por pisarem carregados as areias do caminho que na altura eram muitas, terá dito às suas aias para que aliviassem as montadas: "à pata aias!".

 

Em 1992 comemorou-se a passagem do 450° aniversário da vila como sede de freguesia; aqui deve ficar dito que esta era antigamente a Vila de Paredes da Vitória, que foi até 1536, tendo tido até carta de foral dada por D. Dinis em 17 de Dezembro de 1282 e renovada em 29 de Setembro de 1286: teve ainda novo foral dado por D. Manuel em 1614. Pelo avanço das areias a Vila de Paredes começou a perder importância e os preceitos religiosos passaram a ser cumpridos, domingo sim, domingo não, em Paredes e em Pataias, até que, em 1542, passou a paróquia a ser em definitivo nesta segunda vila.

 

Pataias sempre teve uma tradição industrial; perde-se na memória dos tempos a sua mais antiga actividade: a dos fornos de cal, actualmente inactivos.

 

Cimentos, moldes para plásticos, serralharia civil, mobiliário em todos os estilos, metalurgia, transportes rodoviários, material áudio, cerâmica, pecuária, estufas agrícolas, soldas, produtos alimentares, são indústrias que fazem parte da freguesia. O comércio é também muito diversificado e importante a par da agricultura.

 

Pataias reassumiu o estatuto de Vila em 16 de Maio de 1984.

Lendas sobre Pataias

Se conhece alguma lenda relacionada com esta Freguesia envie por favor um e-mail com a sua descrição.

Paróquia de Pataias

Orago: Nossa Senhora da Esperança

Morada

Avª Padre Franclim, 2

2445-203 Pataias

Telefone(s) 244 589 216

Telemovel

 

Fax 

email paroquiadepataias@gmail.com

Web 

Em construção

bottom of page