ALCOBAÇA

Freguesia de S. Martinho do Porto
Sede
Rua Professor Eliseu, nº 2
2460-676 São Martinho do Porto
Tel.: 262 989 188
Fax: 262 989333
E-mail: geral@freguesiasaomartinhodoporto.pt
Site: www.freguesiasaomartinhodoporto.pt
GPS: 39º 30' N 9º 8' W
Área: 15,01 Km2
Armas
(Informação não disponível)

Informação Geral sobre S. Martinho do Porto
Actividades económicas: Pesca, turismo, comércio, cerâmica, agricultura e construção civil
Festas e Romarias:
-
Festa da Espiga (5ª Feira da Ascenção - Maio)
-
Santo António (6 a 16 de Junho)
-
Artesanato: Cerâmica, trabalhos em couro e pintura de azulejos
Colectividades:
-
Clube Recreativo de S. Martinho do Porto
-
Grupo Desportivo Concha Azul
-
Clube Náutico de S. Martinho do Porto
-
Associação dos Bombeiros Voluntários
-
Associação de Defesa do Ambiente de S. Martinho do Porto
-
Casa da Cultura José Bento da Silv
Um pouco de História:
Foi no reinado de El-Rei D. Afonso III, no mês de Junho do ano de 1257, que Frei Estêvão Martins, 12.° Abade do Convento de Alcobaça, concedeu o primeiro foral a S. Martinho do Porto.
No dia 1 de Outubro do ano de 1518, o Rei D. Manuel l concede novo foral à Vila de S. Martinho do Porto, que além das terras de S. Martinho, abrangia também os Casais do Bom Jesus, Venda Nova, Jogos, Vale do Paraíso e dois na Charneca. É nesta altura que S. Martinho do Porto passa a ser sede de Concelho.
Em 1854, por decreto de 24 de Outubro foi suprimido o Concelho de S. Martinho do Porto. A perda de Concelho fez perder a S. Martinho a categoria de Vila, tendo sido relevada a esta categoria por decisão da Assembleia da República, em 13 de Julho de 1990.
A S. Martinho do Porto está ainda ligada a famosa louça das Caldas da Rainha, pois em S. Martinho nasceu Francisco Gomes de Avelar (1850-1897), fundador da fábrica de louça que utilizou pela primeira vez o óxido de cobalto, para imitar o azul de Sévres e onde os irmãos Bordalo Pinheiro ensaiaram alguns dos seus primeiros trabalhos.
O Comendador José Bento da Silva, que por testamento datado de 1874, doou uma parte do remanescente da sua fortuna à construção e manutenção de duas escolas para ensino gratuito. Determinou ainda que fosse concedido auxílio financeiro aos menos favorecidos, tendo para tal instituído bolsas de estudo a atribuir o jovens da terra. A edificação do Colégio José Bento da Silva (imponente edifício ainda hoje existente e em razoável estado de conservação), viria a concretizar um dos ideais deste notável benemérito.
Manuel Francisco Clérigo instituiu uma Fundação, denominada Fundação Manuel Francisco Clérigo, para a qual afectou todos os seus bens, direitos, acções e rendimentos. Hoje esta Fundação que está sedeada em S. Martinho do Porto, para além da protecção ao ensino dos alunos da Freguesia, tem em funcionamento uma creche, jardim infantil, ocupação de tempos livres de jovens, centro de dia e centro de convívio para idosos, lar de 3ª idade e apoio domiciliário.
S. Martinho do Porto é uma das Vilas Portuguesas com mais larga e rica história, estando documentada a épocas muito remotas.
Lendas sobre S. Martinho do Porto
Se conhece alguma lenda relacionada com esta Freguesia envie por favor um e-mail com a sua descrição.
Paróquia de S. Martinho do Porto
Orago São Martinho
Morada
R. da Liberdade, Nº 11
2460-663 SÃO MARTINHO DO PORTO
Telefone(s)
Telemovel 968880211
Fax
email p.joaquimvg@gmail.com
Web