ALCOBAÇA

União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria
Sede
Rua Judite Neves Vasco, 2
2460-007 Alcobaça
Tel.: 262 581 130 | Fax: 262 503 064
Email: alcobaca@jf-alcobacaevestiaria.pt
Polo de Vestiaria
Rua da Filarmónica, 26
2460-743 Vestiaria
Tel. / Fax 262 596 099 | Tlm: 963 268 351
Email: vestiaria@jf-alcobacaevestiaria.pt
Site: www.jf-alcobacaevestiaria.pt
www.facebook.com/jfalcobacaevestiaria
GPS:
Alcobaça 39º 33' N 8º 59' W
Vestiaria: 39º 33' N 8º 59' W
Áreas
Alcobaça 3,38 Km2
Vestiaria 6,31 Km2
Armas
Alcobaça
Escudo de vermelho, asna virada e ondeada, de prata e azul, de três tiras acompanhada de um escudete amendoado de prata, carregado de uma cruz firmada de azul, à dextra de um crescente e à sinistra de uma flor-de-lis, tudo de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas : “FREGUESIA DE ALCOBAÇA“.
Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 24/10/1997
Vestiaria
Escudo de azul, com uma faixa diminuta ondada de prata e azul de três tiras, vestida de prata, acantonada em chefe, à sinistra, de uma chama de vermelho realçada de ouro e movente de uma grelha de negro; brocante, uma banda enxaquetada de vermelho e prata de duas tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “VESTIARIA“.
Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 30/12/1997

Informação Geral sobre Vestiaria
Actividades económicas: Fruticultura, cerâmica decorativa
Festas e romarias:
Nossa Senhora da Ajuda (8 de Setembro)
Santo António (28 de Setembro)
Artesanato: Louça regional de Alcobaça
Colectividades:
-
Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella
-
Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva dos Casais de Vestiaria
Um pouco de História:
Julga-se que a sua origem remonta à época fenícia, já que "Vestea" significava foco de luz, dado que a sua localização serviria para orientar os navios que nessa época aportavam à lagoa hoje compreendida pelos campos de Valado e Cela.
Outra versão refere que aqui teriam funcionado as alfaiatarias do Mosteiro de Alcobaça, daí o seu nome de Vestiário, vindo posteriormente a degenerar em Vestiaria.
Freguesia onde se situam as afamadas Termas da Piedade, Vestiaria tem, por isso, a hotelaria como uma das suas principais vertentes económicas. Contudo, proliferam as indústrias de faianças e decoração. A agricultura, apesar de existir em pequena escala, continua a ser uma realidade em Vestiaria.
Lendas sobre Vestiaria
Lenda da imagem de Nossa Senhora da Ajuda
Em tempos distantes, alguns religiosos de S. Julião, acossados pela peste, vieram de abalada até ao Convento de Alcobaça, trazendo consigo uma Imagem de Nossa Senhora da Ajuda, mas antes que ao convento chegassem, pararam num lugar alto e, parecendo-lhes que nele com melhores ares recuperariam a saúde e forças, ali se quedaram.
Eram eles Simão, Ludérigo, Salvador, Soeiro, Lopo, Gorendo e Lourenço. Como porém, todos viessem tocados pelo terrível mal, breve se finaram.
A imagem foi passando de mão em mão até que o último, vendo próxima a sua morte, a enterrou em sítio ermo, deixando à disposição divina que, a seu tempo, a fizesse aparecer, como realmente aconteceu. O sítio ermo, escolhido pelo último dos religiosos de S. Julião foi o morro onde, hoje, se levanta a igreja paroquial da freguesia e a imagem, por muitos classificada de peregrina beleza e bastante milagrosa, é a mesma que ali se mostra à devoção dos fiéis.
Paróquia de Vestiaria
Orago Nossa Senhora da Ajuda
Morada
Largo Monsenhor. José Cacella
2460-743 VESTIARIA
Telefone(s)
Telemovel
Fax
Web
