top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

ALCOBAÇA

Região de Alcobaça

Em termos administrativos, o concelho de Alcobaça integra-se na Nut III do Oeste, a qual se insere na Região Centro (Nut II).

A nível distrital, Alcobaça pertence ao distrito de Leiria.

O concelho de Alcobaça faz fronteira:

  • a Norte com a Marinha Grande;

  • a Sul com Rio Maior e Caldas da Rainha,

  • a Este com Porto de Mós e Leiria

  • a Oeste com a Nazaré.

Nesta página poderá navegar pela região de Alcobaça através do Distrito de Leiria, da Região do Oeste ou visitar as freguesias do Concelho.

Concelho de Alcobaça

Alcobaça (sede de município) foi elevada a cidade em 30 de Agosto de 1995.

 

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República, III Série de 13-05-1997

 

Armas

Escudo de vermelho, uma torre de ouro assente num contra-chefe de cinco faixetas ondeadas, três de prata e duas de azul, acompanhada por dois crescentes de ouro; chefe de azul, carregado de três flores-de-lis de ouro. Escudo cercado pelo colar da Ordem militar de Torre e Espada do valor, lealdade e mérito. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com os dizeres a negro : "ALCOBAÇA".

Simbologia

O chefe de azul com três flores-de-lis de ouro: extraídos do brasão da Ordem de S. Bernardo, que também se adoptou por constituírem as armas de França, donde era natural e onde se fundou a sua Ordem.

A torre e os crescentes:como representantes da sua existência quando foi incorporada no território português.

As cinco faixas ondeadas de prata e azul: representam o rio Alcoa e o rio Baça, que em conjunção formam o nome da localidade

 

Bandeira

Gironada de amarelo e azul, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

 

 

O concelho de Alcobaça, com uma área de 408,1 km2, tem 55.269 habitantes e 13 freguesias.

O feriado municipal comemora-se a 20 de Agosto (Dia de S. Bernardo).

Câmara Municipal de Alcobaça

Morada: Praça João de Deus Ramos, 2461-501 ALCOBAÇA

e-mail: cmalcobaca@cm-alcobaca.pt

Web: www.cm-alcobaca.pt

Telef: 262 580 800

Fax: 262 580 850

Freguesias de Alcobaça

São 13 no total e estão situadas entre a Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico ocupando uma área de 408,1 km2.

Faça uma visita a todas usando os menus.

 

A história da região de Alcobaça, está hoje indissociada da presença de durante quase setecentos anos da Ordem de Cister, que por doação de D. Afonso Henriques edifica na confluência dos rios Alcôa e Baça em local de rara beleza um dos maiores mosteiros cistercienses do mundo.

Mas a presença do homem nestas paragens ultrapassa naturalmente o presença cristã, diluindo-se na memória vaga dos tempos pré-históricos.


Diverso material lítico faz recuar a cronologia do permanência humana na região ao paleolítico.

A romanização do Península deixou variados vestígios e a região de Alcobaça não foi excepção: Estação arqueológica de Parreitas. A origem de Alcobaça como vila remonta provavelmente a esta época. O nome da antiga povoação, Helcobatie, surge desta ocupação, embora Alcoboxo, como mais tarde foi chamada, denota a presença posterior dos árabes (artigo "al" e "cobaxa" - carneiros - caracteriza a paisagem ao redor da vila, constituído por muitos outeiros).

Com o destroçar do Império Romano do Ocidente no séc. V, a região conheceu sucessivas vagas invasoras de povos do Norte, mas apenas dos visigodos existe testemunho.


No séc. IX os árabes invadem a Península pelo sul avançando rapidamente poro o interior servindo-se das vias romanas. Datará desta época o castelo de Alcobaça e provavelmente o de Alfeizerão.


Teria sido precisamente a presença do castelo que levou os monges a construírem o mosteiro onde hoje se situa.

Hoje, a fama de Alcobaça deve-se sobretudo ao seu magnífico Mosteiro, fundado por D. Afonso Henriques, em 1148, que fez grandes doações à ordem de Cister.

A presença desta ordem religiosa de origem francesa, em Alcobaça, marcou-se essencialmente no desenvolvimento cultural, social e económico do região, daí que os reis da primeira dinastia fossem concedendo cada vez mais privilégios que se traduziram na prática à passe de um imenso território constituído por 13 coutos: Aljubarrota; Cós; Maiorga; Évora de Alcobaça; Turquel; Alvorninha; Pederneira; Cela; Alfeizerão; S. Martinho do Porto; Santa Catarina e Paredes.

Data de 1513, o foral de D. Manuel I, que atribuiu a categoria de Vila ao núcleo urbano formado junto à cerca do mosteiro.

À data do abandono do mosteiro pelos monges - 13 de Outubro de 1833 - a vila não era mais do que um pequeno aglomerado de casas e com um reduzido número de habitantes.

Hoje Alcobaça é uma cidade em grande expansão de olhos postos no futuro, mas, sem esquecer as suas tradições.

O concelho tem população a rondar os 60 mil habitantes, uma área de 400 km2 repartida por 18 freguesias. A densidade populacional é de cerca de 142 habitantes por Km2 . O sector terciário absorve 49 % da população activa, seguindo-se o secundário com 31 % e o primário com 19 %.

Matrizes de Distâncias

Entre as Freguesias do Concelho de Alcobaça

Entre  Alcobaça e outras cidades

Em construção

bottom of page